A minha Lista de blogues

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Coisas Dele

E do alto dos seus 19 meses, o meu bebecas está muito desenvolvido.

Sei que é uma frase cliché, que todas as mamas pensam que os seus filhos estão muito mais espertos, muito mais desenvolvidos do que deveriam estar segundo a idade que têm, mas ser mamã é ser galinha e babada, e por isso acho perfeitamente normal.
Como já referi aqui, o bebecas tem uma nova paixão a M., está sempre a falar dela, a maior parte das coisas eu ainda não as entendo, e noto que ele fica furioso por perceber que a mamã não entende o que ele está a dizer. Fica com um nervoso miudinho, parece que só lhe apetece bater-me. Deve chamar-me de burra para cima, mas a verdade e que não entendo a linguagem dele. Algumas coisas vou percebendo, mas há frases que ele diz que sinceramente me parecem mais estranhas que o próprio chinês.
É teimoso, tem um temperamento complicado, gosta de nos por à prova, de testar os nossos limites. Já percebeu que se chatear muito consegue os seus objectivos.
Tenho noção que tenho que ser mais firme, quando lhe digo não tem que ser até ao fim, coisa que muita vez não acontece, sedo quase sempre. Educar não é tarefa fácil, acontece-me muitas vezes perguntar-me a mim mesma se estarei a proceder da minha maneira, não faço ideia de como  agir em determinadas situações, não é mesmo nada fácil. Queria saber educá-lo na perfeição (se bem que nem eu sei o que é a perfeição nesta matéria, ou se sequer existe), mas muitas vezes não sei como devo proceder. Por vezes penso que ele ainda é muito pequeno, de modos de que vou sempre facilitando, mas depois ele tem atitudes de gente crescida, e aí cai-me a ficha e penso: se ele tem este tipo de atitudes é porque realmente já percebe as coisas, e por isso tenho que ser mais firme, mas logo de seguida ele olha-me de um jeitinho tão fofo e meigo que eu derroto-me toda e esqueço qualquer repreensão que tenha que lhe dar. Eles são esperto, eles sabem perfeitamente o que esperam de nós, eles sabem muito bem como nos manipular, parece que nos 9 meses que estão na nossa barriga aprendem sempre estas coisas, como manipular a mamã e o papá!!! Este deve ser o curso intensivo que fazem dentro das nossas barrigas!

O António é uma criança muito meiga, muito dócil, gosta muito de miminhos, gosta muito de atenção, gosta que eu esteja sempre ao lado dele, quer seja a brincar, quer seja a ver o Panda (que será sem dúvida o seu melhor amigo da vida). Está sempre a pedir o Panda, quer ver sempre o DVD, e o mesmo, para pior dos meus pecados. Já sei as músicas de cor e salteado, já sei as coreografias, até ele já sabe a sequência das músicas, sempre que acaba uma e pergunto o que vem a seguir, ele responde prontamente.

Agora vou ter que lhe comprar mais brinquedos, próprios para a idade dele, vou introduzir também os livros para que ele veja as imagens. Não lhe dei ainda os livros porque ele rasgava as folhas, acho que não percebia muto bem para que aquilo servia, mas penso que está na altura.

Para a semana vamos de férias, vou aproveitar para começar o desfralde mais a sério, como vamos para a quinta (em Castelo Branco), tenho que proveitar. No colégio já vai ao bacio, por isso tenho que começar a fazer isso também em casa diariamnte para ver como corre. Não vou fazer grandes ondas com este assunto, não, vai ser um processo gradual, mesmo que seja lento. Não tem obrigatoriamente que ser rápido, que ser stressado, não, nada disso, quero que seja uma coisa a que ele não dê grande importância, que quase nem perceba, pois penso que assim será mais fácil para toods, para nós e para ele.

Agora vou despachar os pendentes todos que aqui tenho, para poder ir de férias descansada, sem preocupações.

Ora o blogue vai estar paradito por uns dias, vou ali descansar um pouco, com os meus homens, apanhar um solito, dar uns valentes mergulhos na bela da piscina, brincar muito com o meu filho, e namorar muito com o maridão lá de casa.

Beijinhos para todos e portem-se bem!!!!

3 comentários:

sakura disse...

boas fèrias!!aproveitem bem estes dias a 3 e namorem muito todos!!e boa sorte no começo do desfralde!bjnh

Em busca do sonho disse...

Como sabes o Rafa também está a passar pela fase de testar os limites e realmente o mais importante é não cedermos... mas às vezes põe-me maluca eheheh!

Aproveita bem as férias, para namorar, para passear, para passar tempo de qualidade com o bebecas e descansa.

bjinhos nossos

Isa disse...

Agora que as férias já terminaram vem cá contar as novidades!!!

Parabéns pelos 19 mesinhos! Eles são a coisa mais fofa deste mundo, desenvolvem-se e aprendem com uma rapidez impressionante... por isso nesta fase é muito importante ser firme e coerente na educação que lhes damos, não devemos ceder por mais birras ou choros que façam, porque mais tarde será pior!!
Não há uma educação perfeita! Tudo depende dos valores dos pais e daquilo que lhes queremos ensinar, e da própria personalidade das crianças... por isso se achas que estás a agir bem é porque estás, se tens dúvidas é porque sabes que há algo que tens de melhorar e pelo que escreves sabes bem o que é!! Hehehe...
Beijinhos