A minha Lista de blogues

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A minha Avó!!!

Hoje senti necessidade de escrever aqui algumas palavras sobre a minha Avó!! Essa grande mulher que eu tanto admiro! É sem dúvida uma Mulher com M (maiusculo), não teve uma vida fácil, sempre sofreu bastante, viu partir dois filhos (o meu tio Manuel com 19 anos e a minha tia Dulce com 20). Não conheci os meus tios, a minha mãe era pequena quando os irmãos partiram. A minha avó foi sempre uma lutadora, eu e o meu irmão mais velho vivemos com ela até aos 11 anos de idade (naquela altura a minha mãe andava sempre de um lado para outro e para nos dar alguma estabilidade preferiu que ficassemos com os nossos avós, para não andarmos a saltitar de terra em terra, vida de professor no inicio não é facil).
Sempre a admirei muito, adoro-a de paixão, com todas as minhas forças. Hoje está num lar (perto da Guarda, onde viveu sempre). A última vez que a vi não me conheceu, não fazia a minima ideia de quem eu era. Chamava o meu filho de menina e perguntava segundo em segundo, quem era aquela menina linda! Ás vezes penso como irei eu encarar a partida dela, sei que poderá acontecer a qualquer momento, afinal de contas não anda muito bem, e a idade já não perdoa, vai fazer no próximo dia 29 de Junho 93 anos. Apesar da distância penso muito nela, tenho saudades dela, tenho saudades dos bolos que ela fazia, do bolo rei das filhós, dos biscoitos. Quando ela vinha passar uns dias connosco, já aqui em Lisboa, trazia sempre um caixote cheio de bolos, cheio de biscoitos, eram deliciosos, e por mais que fizesse nunca sobravam para contar histórias. Comiam-se todos de uma vez, parecia que estavamos todos famintos de biscoitos. Sempre que chegava dizia que já não tinha forças para fazer os biscoitos, que para a próxima vez já não os trazia, mas nós não ligávamos porque já conheciamos a ladainha, era sempre a mesma conversa, até que houve um certo dia, em que ela chegou e não trouxe os bolos. Aí caímos todos na realidade de que a velhota estava efectivamente velhota e já não conseguia fazer os nossos biscoitos. Foi um choque, ir buscar a minha avó ao comboio e não levar aqueles caixotes com os nossos bolinhos:"oh minha rica filha (dizia ela para mim), a avó já não consegue faze nada", então pedia-lhe para que os fizesse em casa da minha mãe, ou melhor nós faziamos ela só orientava e dava ordens. Mas não era a mesma coisa, não ficavam iguais, havia qualquer coisa que não batia certo. Era ela que nos dizia as quantidades, como deveriamos fazer, mas não tinha as mãozinhas dela, enão sabiam ao mesmo!!!
A verdade é que a hora dela está a chegar, e eu sentirei imensas saudades dela, das nossas conversas, do tempo em que dormiamos no mesmo quarto e eu lhe pedia para me contar as histórias da vida dela (contava sempre as mesmas, mas eu adorova ouvi-las), para eu adomecer. Por vezes ficava a afalar sozinha montes de tempo, porque eu adormecia logo, adorava adormecer enquanto ela me contava as peripécias da sua vida!
Hoje fica aqui registado o grande AMOR, ADMIRAÇÃO, RESPEITO, AMIZADE que eu sinto pela minha avó, pela minha querida avó, que sempre fez de tudo para que não nos faltasse nada, sempre lutou contra tudo e contra todos para nos defender, que sempre esteve ali ao pé de nós quando mais precisámos, a ela, a esse grande Mulher, a essa grande Lutadora o meu muito obrigada, do fundo do coração, obrigada vózita por seres quem és, por seres minha avó, minha mãe, minha confidente, a ti e para ti um beijo do tamanho do mundo!!! Ah e vê lá se ficas connosco mais uns tempinhos!!!!

p.s: não sei porquê, e espero que não seja um dos meus presentimentos, mas hoje senti necessidade de fazer isto, será que vai acontecer alguma coisa? Espero que não , vou rezar aos meus santinhos para que não aconteça nada

1 comentário:

sakura disse...

Muito lindo e muito sentido!Vais ver que ainda fica mais algum tempinho contigo!Essas palavras são o retrato de um amor incondicional e que vai ficar sempre no teu coração,vais te lembrar sempre dela,no dia que ela partir,vais sentir que te arrancaram um pedaço,mas a dor vai atenuar e vais aprender a viver com a lembrança,boa,que tens dela e da vida que te deu!È o ciclo da vida e custa nos imenso,mas faz parte e nòs aprendemos a viver com isso!Mas sinceramente desejo que ela fique muito mais tempo do vosso lado!bjnhs